sexta-feira, 20 de maio de 2011

PRO-TESTE - Alguns esmaltes podem provocar alergia e câncer

Meninas do meu Brasilllll,

Achei importante divulgar esse resultado da Pro Teste, pois muitas meninas são alérgicas a alguns componentes dos esmaltes e de repente estão comprando "alho, mas é bugalho". #triste

A Dêzinha, do blog Devas Brasil, já havia divulgado, mas hoje recebi o e-mail da minha querida prima Naiara e achei melhor postar para vocês. Entããããoooo, segue a matéria.  ;)



"Esmalte: alguns podem provocar alergia e câncer



Substâncias que podem ser prejudiciais à saúde foram encontradas na maioria dos produtos testados.

Comparamos a qualidade dos esmaltes, considerando a sua durabilidade, abrasividade, tempo de secagem e brilho. Entre as conclusões a que chegamos, destacamos três resultados: o melhor do teste (que também é uma das escolhas certas) é antialérgico, apesar de não divulgar em seu rótulo; uma das marcas que se diz antialérgica, na realidade, não é.

O grave, porém, é que alguns dos produtos mais vendidos do país contêm ingredientes que podem provocar não apenas alergias, mas também câncer.

Fórmulas com toluene em excesso

Em geral, os esmaltes trazem vários componentes que podem ser prejudiciais à saúde. Por isso, medimos a concentração dos mais prováveis de serem encontrados nesse tipo de produto – eencontramos altas concentrações na maioria dos produtos testados. As substâncias analisadas – cujos nomes apresentamos da maneira como aparecem no rótulo dos esmaltes – foramdibutyl phtalate (banido em cosméticos, inclusive esmaltes, em toda a Europa), nitrotoluene, toluene e furfural (compostos comprovadamente cancerígenos).

No caso do dibutyl phtalate e do nitrotoluene, não existem referências aos mesmos na legislação brasileira. Já toluene e furfural não possuem limites para uso em nossa legislação. Analisando pelas normas europeias, a quantidade máxima permitida de toluene é de 25% (250.000 mg/kg) e a de furfural, 360 mg/kg.

Os únicos produtos brasileiros que poderiam ser comercializados nos países europeus são os da Colorama e os hipoalergênicos da Risqué. Os produtos da Impala (inclusive os da linha hipoalergênica) contêm dibutylphtalate e toluene em concentrações muito altas e os produtos tradicionais da Risqué apresentam nitrotoluene e toluene em grandes quantidades. Por isso, esses produtos receberam uma avaliação ruim nesse item, o que prejudicou sua avaliação final."


Triste é ver o quanto as empresas ainda precisam evoluir nesse país, pois o respeito ao consumidor costuma ser colocado em último lugar.

Bjcs

4 comentários:

  1. Olá! Parabéns pelo Blog! estou seguindo aqui e no twitter!
    Síga-me também!Ficarei muito feliz! bjo*
    http://www.vaidosasempre.com

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, Marta. Estou te seguindo tb...rs.

    Bjcs

    ResponderExcluir
  3. Essa matéria é tensa!
    Pior ainda é que essas empresas crescem pq brasileiras compram. ¬¬"

    É irritante, nem gosto de falr pq fico nervosa. ¬¬"

    beeejo =**

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente é o que mais acontece, né Dêzinha.
    Vira e mexe estamos sendo enganadas.

    #tenso

    ResponderExcluir

Esse é um espaço democrático e respeitoso. Aproveite da melhor maneira possível. Mensagens com link no corpo do texto serão automaticamente moderados. Tal medida visa preservar a segurança do blog tanto para os seus leitores, quanto para o próprio administrador.
Caso queira divulgar o link do seu blog, basta se cadastrar no Intense Debate. Quando o usuário clicar no seu nome no comentário aparece o link do seu blog ou site.
Sejam muito bem vindos.