terça-feira, 31 de maio de 2011

Rotina No Poo – Parte 2 (silicones)

Dando continuidade ao post da Rotina No Poo / Low Poo, hoje falaremos sobre os silicones.
Abram suas mentes e aproveitem para mudar de atitude now. Por um cabelo mais saudável e feliz. lol

livro-curly-girl-de-lorraine-massey

Para a rotina No Poo funcionar adequadamente é importante eliminar o uso de silicones, pelo fato de que exigem um shampoo ainda mais detergente para serem eliminados, o que fatalmente provoca mais ressecamento.

Caso você resolva aderir ao co-wash (conforme falei no post 1), e usando silicones ao mesmo tempo, o cabelo fica armado, com cachos indefinidos e obviamente sobrecarregado de produtos.

Se tudo isso não bastasse, os silicones ainda dificultam a penetração dos produtos que tem a finalidade de hidratar, nutrir ou reconstruir os fios, ou sejaaaa, dinheiro e tempo jogados fora. #abafa Isso não é nada bom!!!

Então, vamos lá. Novamente preparei um resumão das informações que acho imprescindíveis sobre a rotina e que pesquisei em alguns sites onde aprendi mais sobre a técnica: Encaracoladas, Cabelos Cacheados e Naturally Curly.

XÔ SILICONE
 
Você sempre ouviu que o famoso reparador de pontas com silicone faz bem ao cabelo e forma uma película protetora, não é? Pois saiba que a função dos silicones é somente realizar uma “maquiagem” nos fios, e seus resíduos não são eliminados nem mesmo com xampu normal.

Para removê-lo, é preciso aplicar shampoo anti-resíduos, o que acaba por ressecar ainda mais os fios.
A solução sugerida é abolir o silicone, o que a longo prazo mantém as madeixas saudáveis. A oleosidade natural do couro cabeludo é que protegerá os fios, assim não será preciso recorrer aos reparadores de pontas.

Alguns tipos de silicone são solúveis em água, e são encontrados geralmente em cremes sem enxágue. Estes podem ser utilizados, já que serão removidos com a simples aplicação do condicionador ou do shampoo sem sulfato.

Abaixo segue a tabelinha dos silicones solúveis e insolúveis em água  e quais agentes são recomendados para retirada dos mesmos:
Nome do Silicone
Solúvel em água?
Agentes recomendados
Dimethicone
Não
SLS, SLES, cocamidopropyl betaine, cocobetaine, ALS, or ALES
Dimethiconol
Não
SLS, SLES, cocamidopropyl betaine, cocobetaine, ALS, or ALES
Phenyl Trimethicone
Não
SLS, SLES, cocamidopropyl betaine, cocobetaine, ALS, or ALES
Amodimethicone
Não
SLS, SLES, cocamidopropyl betaine, cocobetaine, ALS, or ALES
Cyclomethicone
Não
cocamidopropyl betaine, cocobetaine, other mild surfactants, or conditioner washing
PEG-modified dimethicone
Sim
cocamidopropyl betaine, cocobetaine, other mild surfactants, or conditioner washing
Dimethicone copolyol
Sim
cocamidopropyl betaine, cocobetaine, other mild surfactants, or conditioner washing
Fonte: Naturally Curly
A rotina No Poo também não recomenda o uso de produtos com óleo mineral, especialmente no condicionador que será usado para a lavagem dos fios. Isso porque o óleo mineral forma uma barreira na superfície da pele, bloqueando os poros e não deixando a pele respirar. A mesma recomendação vale para a parafina líquida ou sólida e o petrolato. Por isso, muita atenção ao verificar a composição no rótulo dos produtos.

Prefira produtos com óleos 100% vegetais, pois contém propriedades hidratantes e não danificam os fios. Esses óleos são encontrados em lojas de produtos naturais.
Dicas para estilização de cachos
  •  Escolha um gel sem álcool, que não contenha silicones e seja incolor para realçar o brilho natural;
  • Nunca escove ou penteie o seu cabelo seco;
  • Desembarace os cabelos somente enquanto ele está úmido com um pente de dentes largos, ou se possível apenas com os dedos;
  • Dê preferência a toalha de microfibra, papel toalha, canga velha ou camiseta velha. São ótimas opções para diminuir o atrito com os fios que acaba causando frizz;
  • Nunca esfregue a toalha no cabelo, gentilmente remova a água pressionando a toalha;
  • Aplique os produtos delicadamente, preferencialmente amassando;
  • Deixe secar ao natural sempre que possível, ou seque parcialmente com difusor e secador para evitar o frizz;
  • Não toque no cabelo enquanto ele seca;
  • Somente depois de seco dê uma sacudida na cabeça ou amasse os fios para retirar o aspecto “durinho” do gel. Mas, não exagere para não provocar frizz.
Dica:
Às vezes algum resíduo de gel, óleo, etc. pode não sair na lavagem com água e condicionador, podendo ocacionar que o cabelo fique armado. Frequentemente o cabelo pode parecer 'pesado', viscoso. Mas outras vezes ele pode parar de responder à rotina. Ele pode começar a criar nós facilmente e perder definição e brilho. Uma boa limpeza com shampoo sem sulfato vai refrescar e trazer o balanço de volta.
RECEITINHAS CASEIRAS

Spray de água destilada: para substituir os produtos à base de óleo mineral e silicone e reavivar os cachos.
Misture em um borrifador água destilada com um pouquinho de condicionador sem silicones, é claro. Pode ser usada quantas vezes precisar durante o dia. Usei muito quando praticava natação. Saía da piscina e borrifava nos fios para eliminar o cloro. Quando chegava em casa lavava com shampoo sem sulfato.

Tônico refrescante para cabelos secos:
Misturar 4 colheres de sopa de azeite de oliva ou óleo de amêndoas (vendido em lojas de produtos naturais, pois os de farmácia contêm óleo mineral na composição), 4 colheres de sopa de condicionador e 2 a 3 gotas de óleo essencial. Para cabelos curtos, a mistura rende 2 aplicações. Misturar bem e aplicar nos cabelos. Amasse os cachos e coloque clipes na raiz para levantá-la e separá-la. Pode ser deixado de um dia para o outro ou por várias horas. Depois basta enxaguar com uma mistura de condicionador e suco de limão.
Coquetel de banana: doa brilho e balanço para os cachos.
Bata no liquidificador 3 bananas bem maduras, 1 colher de chá de óleo de amêndoas e meia xícara de suco de cenoura. Passar no cabelo molhado, cobrir com toalha molhada e deixar agir por meia hora.
Hidratação com óleo vegetal: Misture 1 a 3 colheres de café de óleo vegetal ou azeite de oliva, 2 a 4 gotas de óleo de lavanda. Aplique no comprimento e pontas, cubra os cabelos com filme plástico e deixe agir por 30 minutos. Enxágue com suco de limão.
Aguardem, o próximo post sobre os produtos indicados, tudo para não ficar cansativo. ;)
Zilhões de bjs