quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Cronograma Capilar: O que é, como fazer e como montei o meu.

Muitas de vocês já devem ter ouvido falar em Cronograma Capilar, ou como eu, já faziam mais ou menos e não sabiam. ;)

Desde que comecei a rotina No Poo e a participar do Fórum Encaracoladas, sempre me programei para fazer reconstrução capilar de 15 em 15 dias devido às luzes, e hidratação duas vezes por semana. Mas ao me deparar com o cronograma capilar, a febre “cabelística” desse ano, percebi que eu não separava tão bem as máscaras hidratantes das nutritivas. A partir daí fiz uma pesquisa na internet e montei o meu cronograma com o intuito de organizar a minha agenda de tratamentos, pois resultados eu sabia que seriam pequenos porque eu já fazia boa parte dos tratamentos.

file9051280219251

Os melhores posts que encontrei a respeito do cronograma foram o da Amanda do Testando Produtos Cosméticos, que além de super explicativo é uma querida. Um dos blogs que mais adoro seguir. O post é esse aqui. E o da Carla Figueira do blog Eu Amo Cabelo, com um post mega explicativo que ajuda muito a classificar o seu tipo de cabelo e consequentemente o que ele precisa de verdade. Confira aqui.

No Grupo Cronograma Capilar do Facebook vocês encontram um documento chamado “Como fazer o cronograma”. Está super explicadinho também.

Vamos ao resumão com informações compiladas do Testando Produtos Cosméticos, Eu Amo Cabelo e o Grupo Cronograma Capilar do Facebook :

Antes de mais nada preciso deixar claro que vocês encontrarão máscaras com mais de uma finalidade devido aos componentes. Nesse caso costumo classificar pela quantidade de ingredientes e perceber como o meu cabelo reage, e só dessa forma classificar em que etapa utilizar.

Hidratação

Para que serve: repor a água perdida pelos fios (reposição hídrica).

Ingredientes: ativos naturais (frutos, frutas e ervas) como extratos de algas, panthenol, aloe vera, pró-vitamina B5, Bepantol, chocolate, tutano, amêndoas e glicerina, facilmente encontrados nas máscaras.

Resultado: cabelo macio e desembaraçado.

Como adequar ao cronograma: aplicar 2 a 3 vezes por semana para qualquer tipo de cabelo.

Nutrição

Para que serve: repor os lipídios (reposição lipídica). Se você tiver um dos ingredientes abaixo como óleo de coco ou manteiga de karité, basta adicionar na sua máscara de hidratação para transformá-la em nutritiva.

Ingredientes: proteínas hidrolisadas como do leite, trigo, seda, aveia e outros, ceramidas, óleos de coco, semente de uva, girassol, baleia e outros, manteigas de karité, cacau, cupuaçú e outros, cisteína e creatina.

Resultado: reduz o volume, evita o frizz e devolve o brilho.

Como adequar ao cronograma: aplicar 2 vezes por semana em cabelos crespos ou cacheados, com corte químico, que armam facilmente, com mechas ou descoloridos. E 1 vez por semana para cabelos coloridos, lisos e ondulados.

Reconstrução

Para que serve: repor as proteínas dos fios (reposição proteica). Normalmente os cabelos com porosidade, frizz, ressecamento, quebradiço ou que estejam sofrendo com queda, além dos descoloridos, tingidos ou com mechas são os que mais precisam de reconstrução.

Vocês podem acrescentar queratina líquida na máscara de hidratação ou pura após o shampoo.

Antes da reconstrução eu utilizo um shampoo anti-resíduos para limpar todo e qualquer resíduo de outros produtos, assim como dos finalizadores. Ele abre as cutículas dos fios, auxiliando em uma melhor absorção dos ingredientes da reconstrução.

Ingredientes: colágeno, queratina e suas derivações como aminoácidos, serina, prolina e argilina.

Resultado: aumento da resistência, fecha as cutículas e elimina a porosidade dos fios. É importante salientar que a reconstrução não costuma deixar os fios macios, por isso sempre utilizo um condicionador para melhorar o aspecto.

Como adequar ao cronograma: 1 vez por semana para cabelos com corte químico, emborrachados ou elásticos, mas espaçar o tratamento para 15 dias conforme os fios se recuperarem.

De 15 em 15 dias para cabelos crespos, coloridos ou com mechas.

1 vez por mês para cabelos ondulados e lisos, ou naturais para manutenção da saúde dos fios.

DICAS IMPORTANTES

Não comece o cronograma com a reconstrução, pois os fios precisam de hidratação e nutrição antes para receber melhor o tratamento.

A etapa antes da reconstrução deve ser a hidratação, e a etapa após a reconstrução deve ser a nutrição.

MEU CRONOGRAMA

Montei o meu cronograma levando em consideração que lavo o cabelo dia sim, dia não. Além disso o meu cabelo é cacheado/ondulado, seco, muito fino e com luzes.

Legenda: H = hidratação, N = nutrição e R = reconstrução.

1ª semana: H – H – N

2ª semana: H – H – N

3ª semana: H – R – N (nessa semana a máscara hidratante que utilizo é a da Amend que postei aqui com o intuito de matizar as mechas).

No próximo mês irei retocar as luzes, então na mesma semana do procedimento farei uma reconstrução antes. Depois das luzes farei outra reconstrução, e na próxima lavagem nutrição.

Além disso pretendo usar um produto para regular o PH dos fios, mas depois que testar explico melhor, pois ainda não usei, aliás ele nem chegou ainda…rs.

A partir de agora toda resenha de máscaras terá a classificação para ajudar a vida de vocês, além de classificar em sua devida categoria facilitando a pesquisa.

Espero que tenham gostado.

Super beijo.